terça-feira, 12 de agosto de 2008

Atividade 01 Adriana

Com o passar dos anos, e com uma velocidade admirável, os computadores evoluíram e chegaram ao campo educacional e hoje está presente em muitas escolas. A i8nformática tem-se adentrado na vida das pessoas e o cumputador, já faz parte de nossa vida cotidiana, podendo ser utilizada para inúmeras finalidades, principalmente, no contexto escolar.
Atualmente, vive-se numa era onde à cada dia, as mudanças tecnológicas têm surgido com inúmeras especializaçõese infinitas informações. E essas mudanças influenciam na educação.
A informática na educação é uma realidade nas escolas, porém, é necessário que as mesmas estejam preparadas para enfrentar essa nova realidade, é preciso preparar educandos conscientes de que precisam ter capacidade de aprender a utilizar essa tecnologia de forma a favorecer a articulação das informações entre as disciplinas.
Para se estar preparando esses alunos, o professor deverá estar apto para tal função, ou seja, precisa ser capacitado. Não adianta a aquisição de excelentes equipamentos tecnológicos, se os professores não forem preparados para utilizar esses equipamentos. Quando o professor assume o papel de mediador dessa nova tecnologia, ele deverá se empenhar em busca de um processo de formação continuada.
A educação deve estar embasada na informação, no conhecimento e no aprendizado e a informática é mais uma ferramenta que favorece o caminho do saber, representando um importante papel no cenário da educação, porém, não deve ter uma finalidade em si mesma, e sim ser uma ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Cabe ressaltar que a informática propicia aos alunos conhecerem o muno tecnológico e avançado da sociedade em que se vive atualmente.
Baseado em LOPES(2002) é possível que atividades que contenham conhecimentos básicos do computador favoreçam o desenvolvimento das áreas motora, cognitiva e afetiva desde que sejam articuladas. Hoje em dia, é possível o aluno construir seu saber de forma interativa junto aos computadores e para que isso ocorra, é necessário a construção de programas que sejam interdisciplinares. O aluno através da internet pode pesquizar sobre o assunto desejado e ser estimulado a produzir seus textos.
A informática deve ser utilizada como um recurso a mais e integrada a outros. Não se pretende articular que o computador deve ser o único recurso a ser utilizado pelo professor, porém, busca-se enfatizar a importância do educador estar utilizando-o de forma dinâmica e eficaz. Portanto o uso da informática deve ser visto como um recurso adicional, podendo ser um instrumento complementar ao trabalho do professor em sala de aula.
No mundo em que vivemos com a internet não existe fronteiras, podemos nos comunicar com outras pessoas, fazer pesquisas, criar blogs onde podemos colocar diariamente nossas idéias podendo publicar nossos textos , ou conteúdos com a oportunidade de outros estarem interagindo conosco. Este é um leque riquissimo que se abre , de possibilidades de trocas, de intercâmbio.
Mapas conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.
Esta abordagem dos mapas conceituais está embasada em uma teoria construtivista, entendendo que o indivíduo constrói seu conhecimento e significados a partir de sua predisposição para realizar esta construção. Servem como instrumentos para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo pelo aprendiz.
A proposta de trabalho dos mapas conceituais está baseada na idéia fundamental da Psicologia Cognitiva de Ausbel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno. Novas idéias e informações são aprendidos , na medida em que existem pontos de ancoragem. Aprendizagem implica em modificações na estrutura cognitiva e não apenas em acréscimos.

Estes mapas servem para tornar significativa a aprendizagem do aluno , que transforma o conhecimento sistematizado em conteúdo curricular, estabelecendo ligações deste novo conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui.


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