sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Atividade 01 Maria Claudete

Transformações na Comunicação


Os meios de comunicação integrados com os computadores promovem a reflexão do avanço dos recursos tecnológicos a partir de práticas pessoais, pedagógicas e sociais, cada vez mais visíveis em nossas vidas.
Num mundo totalmente dependente dos avanços da técnica, a informação corre mais depressa do que há alguns anos atrás, fazendo com que a sociedade tenha necessidade de obter toda a informação possível em um curto lapso de tempo.
Para usufruir totalmente das vantagens que a tecnologia nos oferece, é absolutamente necessário que seja facultada a formação adequada para a utilização do mesmo.
Com isso, a busca de soluções aos desafios provocados pela tecnologia faz com que o docente faça parte do processo ação-reflexão-ação como agente transformador.
O professor engajado com este conhecimento acaba descobrindo novos caminhos de atuar e, automaticamente, promove a inclusão digital, de forma prazeirosa fazendo com que o computador seja um instrumento complementar às atividades escolares e cotidiana.
Assim, ao se familiarizar e conhecer o mundo virtual, o educador buscará novas habilidades e procurará aplicá-las com seus discentes para que possam interagir juntos com o objetivo de buscar e construir novos conhecimentos e proporcionar aos alunos conhecerem o mundo tecnológico e avançado da sociedade em que se vive, garantindo assim, transformações necessárias na construção do saber.
Para culminar esta globalização da comunicação, o acesso à “internet” é imprescindível para manter-se no grupo das pessoas bem informadas, já que vivemos num mundo onde tudo é online, em tempo real, e onde as noções de tempo e espaço mudam rapidamente.
Fazendo parte deste universo virtual, os alunos estarão aptos a criarem seus blogs, com criatividade, uma vez que exige interatividade. Desta forma, poderão comunicar-se com outros autores e leitores, num processo cooperativo e comunicativo, compartilhando suas opiniões e histórias pessoais abertamente, podendo trabalhar com textos fundamentais. escritos, , escolher e inserir imagens e sons, observando o tempo, o espaço e à estética como características fundamentais.
Criando os blogs e publicando seus conteúdos, o aluno perceberá que “tais marcas que sinalizam a crença na necessidade da busca do outro em questões importantes para a construção do sujeito e para a atribuição de sentido às idéias e imagens, independe dos suportes materiais que utilizem para a comunicação ente ele.”(Komesu,2004,p.119)
Nesta dimensão o aluno estará preparado para ter acesso a informações localizadas nos mais distantes pontos do globo terrestre, como também – e é isso que torna a internet revolucionária – criar, gerenciar e distribuir a formação em larga escala, em âmbito mundial.
A tecnologia da informação representa importante papel no cenário da educação, não devendo entretanto representar uma finalidade em si mesma, mas sim sendo utilizada como ferramenta auxiliar no processo cognitivo.




Mapa conceitual
São representações semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüênciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.
Esta abordagem dos mapas conceituais está embasada em uma teoria construtivista, entendendo que o indivíduo constrói seu conhecimento e significados a partir da sua predisposição para realizar esta construção. Servem como instrumento para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo
significativo para o aprendiz.
Algumas vantagens em utilizar os mapas conceituais:
estratégias de estudo;
estratégia de apresentação de itens curriculares;
instrumento para a avaliação de aprendizagem escolar;
pesquisas educacionais.

Nenhum comentário: