quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Atividade 01 Patrícia

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA NOSSA VIDA


A palavra tecnologia vem do grego “tictein” e significa criar, produzir, conceber... A cada ano que passa aumenta o número de famílias que se deixam seduzir pelas facilidades e comodidades que as inovações tecnológicas nos trazem.

Com a informática não é diferente. O computador, popularizado nos fins da década de noventa e inicio da primeira década do século vinte e um, se torna, juntamente com a Internet uma ferramenta capaz de mostrar às pessoas “ o mundo” em tempo real. E não é só isso. Em várias atividades da nossa vida diária essa tecnologia, procura agilizar ainda mais nossa vida. Assim é possível afirmar que a tecnologia é um caminho sem volta e que, querendo ou não, ela faz parte de nossa vida.

Na educação não é diferente. Trabalhamos com uma geração que nasceu na era da tecnologia e não podemos ficar indiferente a este fato. Neste contexto, se faz necessário que o professor esteja preparado e atualizado para fazer do computador uma ferramenta a mais no seu processo pedagógico.

Hoje em dia o ensino não se reduz mais somente ao uso do livro didático. Várias outras fontes podem ser usadas tanto pelo professor, quando prepara sua aula, quanto pelo aluno que pode e deve ser estimulado a pesquisa. A Internet é uma delas. É uma fonte riquíssima de informações que pode ser utilizada em aula. Cabe ao professor contextualizar e sistematizar essas informações junto aos alunos para que o aprendizado aconteça.

O papel do profissional em educação é mostrar aos alunos para que serve o conhecimento. O professor não anula sua tarefa mediante ao computador. A informática deve ser tida como aliada no processo de aprendizagem. Deve estimular os alunos a pesquisar, a interagir e a interpretar as inúmeras informações que essa ferramenta nos traz.

É importante também usar o computador para fazer a sistematização daquilo que foi aprendido. O uso de recursos gráficos, visuais e animações, entre outros, permite que o aluno posa organizar suas conclusões e não somente pesquisar. Ele se torna autor dos seus trabalhos. A decoreba dá lugar então, a construção. E tudo aquilo que é construído é assimilado, ao contrário daquilo tudo que é decorado.

No nosso dia a dia essa construção também se torna importante. Com o advento da Internet ficou muito mais fácil e pratico poder expor nossas opiniões em relação a vários assuntos de nosso interesse, bem como participar de outras opiniões. Nesse contexto se faz muito importante o uso de blogs, que são espécies de diários onde é possível escrever sobre qualquer assunto, desde novela, esportes até política. E o mais importante, com essa ferramenta é possível saber o que as outras pessoas pensam daquilo que pensamos!!!!

Com a Internet deixamos de ser anônimos. De simples leitores ou ouvintes, passamos a ser agentes de transformação. Transformação essa que acontece geralmente por meio das palavras. Quando publicamos algo tornamos ao alcance de todos o que estamos pensando. Ficamos passíveis a elogios e criticas. Mesmo adultos e com uma ampla formação recebida continuamos a produzir conhecimento. E mais fazemos com que esse conhecimento seja acessível a todos.

A comunicação via Internet também surgiu para facilitar nossa vida. Hoje se torna possível conversar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo em tempo real. Isso aproxima ainda mais as pessoas. Principalmente quando membros de uma mesma família moram longe uns dos outros. Em muitas faculdades foi possível, graças a rede, disseminar cursos à distância. Nas escolas essa ferramenta pode ser utilizada para promover entre os alunos debates dentro dos assuntos abordados nas disciplinas.

Todo esforço que parta do professor para facilitar a aprendizagem dos alunos é valida. Toda ferramenta usada nesse trabalho também, desde que seja usada com inteligência e responsabilidade, pois sabemos que a Internet também além de oferecer conteúdos inadequados pode colocar em risco a integridade moral das pessoas.
MAPAS CONCEITUAIS:
São representações gráficas, semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos.
São utilizados para auxiliar a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados aos alunos.
VANTAGENS DE UTILIZÁ-LO:
 Fixação, por parte do aluno, de novos conceitos nas estruturas cognitivas já existentes, ou seja o aluno tem a possibilidade de relembrar e reformular conceitos já elaborados.
 Estabelece ligação entre o novo e os conhecimentos que o aluno possui, de forma sistematizada.
 Pode ser usado como estratégia de estudo
 Ajuda a identificar a integração dos conceitos estudados.


Nenhum comentário: