sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Atividade 01 Odete

Atualmente, com a introdução dos computadores na educação apresenta aspectos positivos e negativos. As escolas para introduzir a informática, é preciso ter em primeiro lugar um plano pedagógico, onde são discutidos os objetivos de sua utilização como ferramenta educativa e a escolha do software educativo que possa ser usado para ajudar a atingir mais fácil e eficientemente os objetivos educacionais, não deixando que o computador se torne um brinquedo.
O educador deve encaminhar o aluno para novas informações, bem como, o pensar, criar e explorar novos conhecimentos, ou seja, novas habilidades intelectuais, levando o aluno ao desabrochar das suas potencialidades, de sua criatividade e inventabilidade. Formando desta forma indivíduos autônomos que aprendem por si mesmo, porque aprenderam a aprender, através da busca da investigação, da descoberta e da invenção.
Desta forma, a informática é fundamental, tanto para os alunos como para os educadores. Essa tecnologia tornou-se importante meio de estudo e pesquisa.
Os alunos do fundamental e do ensino médio, ao utilizarem o computador entram em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar, ao invés de apenas recebem informações, os alunos também constroem conhecimentos, formando assim um processo onde o educador educa o aluno e ao educar é, transformado através do diálogo com os alunos.
A informática, a serviço de um projeto educacional, propicia condições aos alunos de trabalharem a partir de temas, projetos ou atividades extracurriculares.
O computador é apenas e tão somente um meio onde desenvolvemos inteligência, flexibilidade, criatividade e inteligências mais criticas. Portanto a informática quando adotada nas escolas deve se integrar ao ambiente e à realidade dos alunos, não só como ferramenta, mas como recurso interdisciplinar, construindo-se também em alguma coisa a mais.

Internet: é a tecnologia atual, sendo que atualmente as pessoas não conseguem mais viver sem a internet, pois é o meio mais ágil de se comunicar com o mundo inteiro, sem falar da redução dos custos. A intenet é o mundo nas mãos. O dia a dia das pessoas é usar a internet, pois o mundo gira em torno da internet.
Internet é a principal das novas tecnologias de informação e comunicação, onde é muito usada em todos os tipos de negócio bancários, comerciais, culturais e etc, bem como para salvar vidas e até para bate papo. A vida do ser humano é praticamente associada a internet, pois a cada dia a comunicação é mais rápida e ágil. Os próprios alunos utilizam a internet para elaborar seus trabalhos escolares, suas atividades, ou mesmo para falar com seus colegas.
Blog: é um diário online no qual você publica histórias, idéias ou imagens. Trata-se de um site cujo dono usa para fazer registros diários, que podem ser comentados por pessoas em geral ou grupos específicos que utilizam a Internet. Em comparação com um site comum, oferece muito mais possibilidades de integração, pois cada post(texto publicado) pode ser comentado.
Comparando-se com um fórum, a discussão, no blog, fica mais centrada nos tópicos sugeridos por quem gerencia a página e, nele, é visualmente mais fácil ir incluindo novos temas de discussão com freqüência para serem comentados.
Mapa Conceitual: são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras . Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.
Novak é considerado o criador dos mapas conceituais e refere ter usado este em várias pesquisas.


Mapas conceituais podem ser usados como um instrumento que se aplica a diversas áreas do ensino e da aprendizagem escolar, como planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação.
Os mapas servem para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado conteúdo significativo para o aprendiz. Estes mapas servem para tornar significativa a aprendizagem do aluno, que transforma o conhecimento sistematizado em conteúdo curricular, estabelecendo ligações deste novo conhecimento com conceitos relevantes que já possui.

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