É interessante analisar a temática do "Papel do Multimeios e Informática Educativa na Gestão de Espaços Tecnológicos" devido ao fato de que a habilitação de Pedagogia Multimeios e Informática Educativa, pelo fato de ter havido mudança não estilo de administração para gestão da escola. Isso acontece para um melhor gerenciamento, acompanhamento e entendimento da escola e para que os encaminhamentos e ações se direcionem à qualidade dos serviços escolares.
Sendo assim, a escola, vincula-se com a gestão e os recursos tecnológicos existentes, a fim de aprofundar estes conhecimentos sobre como este profissional atua gerenciando as mídias.
No início, as tecnologias foram inseridas no âmbito escolar a fim de serem utilizadas apenas para aprimorar as atividades administrativas. Posteriormente, é que as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) entraram como apoio aos conteúdos de sala de aula, colocando os computadores como recursos para o ensino e a aprendizagem. Com o passar do tempo, descobriu-se que de nada adiantava ter computadores e softwares nas escolas sem profissionais da área.
Para efetivar esta parceria – computador e educação – foram implementados os laboratórios de informática, onde quem coordenava eram os técnicos de informática. Com o decorrer do tempo, percebeu-se que este profissional não é o mais adequado para atuar educacionalmente, desenvolvendo projetos de tecnologia educacional e aulas de informática. A necessidade era de um profissional da área educacional, ou seja, um pedagogo, mas qualquer habilitação de pedagogo não obtinha o êxito pretendido.
Não é suficiente que a escola adquira tecnologias e propor oficinas. O educador tem que ter uma mudança paradigmática perante as TICs. Não se pode negar que as tecnologias influenciam e alteram a vida cotidiana da sala de aula. Em qualquer lugar, nos deparamos com algum tipo de tecnologia, como por exemplo, quando vamos aos bancos e supermercados, entre outros. Não adianta tentarmos fugir deste ciber espaço, até porque senão seremos pessoas alienadas.
Criam-se assim, com a implantação de laboratórios de informática nas escolas, uma nova visão de administração, ou seja, a gestão participativa, encaminhando o ensino para um processo colaborativo, onde há trocas e colaboração entre os alunos e as demais pessoas da escola.
No início, as tecnologias foram inseridas no âmbito escolar a fim de serem utilizadas apenas para aprimorar as atividades administrativas. Posteriormente, é que as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) entraram como apoio aos conteúdos de sala de aula, colocando os computadores como recursos para o ensino e a aprendizagem. Com o passar do tempo, descobriu-se que de nada adiantava ter computadores e softwares nas escolas sem profissionais da área.
Para efetivar esta parceria – computador e educação – foram implementados os laboratórios de informática, onde quem coordenava eram os técnicos de informática. Com o decorrer do tempo, percebeu-se que este profissional não é o mais adequado para atuar educacionalmente, desenvolvendo projetos de tecnologia educacional e aulas de informática. A necessidade era de um profissional da área educacional, ou seja, um pedagogo, mas qualquer habilitação de pedagogo não obtinha o êxito pretendido.
Então, surge assim, o pedagogo com ênfase em multimeios e informática educativa. A formação deste pedagogo multimeios e informática educativa perspassa pelas áreas de jornalismo, informática e na educação. Portanto, este é o profissional que deve atuar na área educacional ao invés, de um técnico em informática.
Este educador age como mediador, contribuindo para que ocorra o ensino e aprendizado de forma lúdica, tendo como apoio as mídias.
O treinamento do computador pode ocorrer em uma variedade dos métodos, e pode cobrir uma variedade dos assuntos. Vamos remover um olhar breve em algumas das opções lá que estão disponíveis ao novice, ao usuário médio, e mesmo ao usuário “perito” self-proclamado do computador. Muitos usuários a longo prazo do computador encontram aquele ocasionalmente fazer exame de uma classe do treinamento do computador de alguma sorte ajudam-lhes permanecer no alto da tecnologia e do software sempre-em mudança da indústria de computador, para não mencionar a terminologia usada em conversações cotidianas sobre computadores.
A maioria de povos assocíam o treinamento do computador com sentar-se em uma sala de aula. A maioria de crianças são treinadas hoje na sala de aula como parte de seu curriculum da escola. As faculdades locais funcionam também cursos para estudantes, as well as para adultos e o 50s excedente.
A proposta de trabalho dos Mapas Conceituais está baseada na idéia fundamental da Psicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno. Novas idéias e informações são aprendidos, na medida em que existem pontos de ancoragem. Aprendizagem implica em modificações na estrutura cognitiva e não apenas em acréscimos. Segundo esta teoria, os seguintes aspectos são relevantes para a aprendizagem significativa:
* As entradas para a aprendizagem são importantes.
* Materiais de aprendizagem deverão ser bem organizados.
* Novas idéias e conceitos devem ser "potencialmente significativos" para o aluno.
* Fixando novos conceitos nas já existentes estruturas cognitivas do aluno fará com que os novos conceitos sejam relembrados.
Nesta perspectiva parte-se do pressuposto que o indivíduo constrói o seu conhecimento partindo da sua predisposição afetiva e seus acertos individuais. Estes mapas servem para tornar significativa a aprendizagem do aluno, que transforma o conhecimento sistematizado em conteúdo curricular, estabelecendo ligações deste novo conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui.
Esta teoria da assimilação de Ausubel, como uma teoria cognitiva, procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente dos seres humanos. A referida teoria dá ênfase à aprendizagem verbal, por ser esta predominante em sala de aula.
Incluídas na aprendizagem significativa estão a aprendizagem por recepção e a por descoberta. Podemos verificar isto através do mapa conceitual abaixo: projetos que envolvam os conteúdos aprendidos aliandos-os e tendo como importante ferramenta a utlização da informática e todas as possibilidades que ela pode nos oferecer. Também podemos começar um projeto a partir da pesquisa na Internet do tema determinado, para ir ampliando o conhecimento e ir elaborando o trabalho, isso torna o trabalho mais interessante e os alunos sentem-se mais motivados a trabalhar. Os microcomputadores são uma fonte inesgotável de prazer,diversão e conhecimento para os jovens. A maioria gosta e interage com eficiência diante desta tecnologia, descobrindo “milhões” de possibilidades. Os jovens tem uma relação tranquila e tratam a informática como algo que os iguala aos outros, conectando aos amigos, permitindo comunicar-se com várias pessoas ao mesmo tempo. Enviar textos, figuras, fotos. Os analfabetos virtuais sentem-se e estão à margem da realidade. As coisas modificam-se muito rapidamente, uma coisa é tida como verdade neste momento, passados alguns minutos, poderá não ser mais, ou ter sofrido modificações.
Hoje não se concebe alguém que não saiba lidar com informática. Percebe-se o desespero, o constrangimento nas agências bancárias. Principalmente as pessoas de mais idade, chegam diante do caixa eletrônico e não sabem o que fazer. Esperam que algum funcionário da agência venha em seu auxílio ou, que outra pessoa próxima lhes auxilie. Nesse momento correm o risco de terem seus cartões e ou senhas roubados. Uma pessoa que parece inicialmente muito bem
intencionada, disposta unicamente a ajudar, pode fazer parte de uma quadrilha de estelionatários que fazem plantão nas agências bancárias, buscando angariar pessoas desavisadas e que demonstram não ter “intimidade” com a tecnologia.
O educador tem um importante papel diante das diversas tecnologias, primeiramente de investigador e divulgador dessas importantes ferramentas que
auxiliam o trabalho do professor, tornando o ato de aprender mais prazeroso e instigante para o aluno. Mas, para as diversas tecnologias serem utilizadas de maneira construtiva e criativa, tornando o aluno um pesquisador, alguém que utilize as diversas tecnologias para produzir algo que o torne melhor como ser humano e como educando.
Considero muito importante o educador ser um constante pesquisador, diante dos diversos veículos tecnológicos que se apresentam no cotidiano de todos nós.
Procurar conhecer as possibilidades oferecidas por cada um, aspectos positivos , bem como os aspectos que devem ser desconsiderados, quando aplicados nos projetos escolares. O educador não pode ter medo do novo, dos desafios, pensar que a tecnologia – nas suas mais diversas formas – veio para ficar. Bem utilizada traz diversos benefícios, facilitando e simplificando as mais diversas tarefas do nosso dia-a-dia. O profissional da educação deve estar atento ao emprego inadequado das tecnologia e as diversas consequências que isto pode acarretar.
A criação de sites que promovam a discriminação diante de certos grupos étnicos ou de ideologias diversas daquelas pessoas que criaram o site. Outro alerta importante deve ser dado para as pessoas que costumam passar informações pessoais, acabam se expondo a diversos riscos, pois a tecnologia é utilizada por pessoas de má fé, que podem prejudicar aquelas pessoas crédulas e desavisadas.
O computador é uma importante ferramenta para a realização das atividades escolares. Para isso, devemos elaborar um projeto muito bem pensado. Devemos deixar bem claro o objetivo do trabalho a ser desenvolvido, os caminhos a serem percorridos, as ferramentas e os meios que o computador pode oferecer para a realização daquela tarefa. O aluno deverá saber onde começar e vislumbrar a tarefa pronta. Devemos ter o cuidado de bloquear conteúdos pornográficos,sites de conteúdos duvidosos, discriminatórios ou que, não ofereçam informações precisas e confiáveis.
Um outro método do treinamento do computador podia envolver um curso de correspondência. Estes tipo de cursos tiveram também seu heyday, em que eram muito populares também. A aprendizagem de distância deste tipo permitiu que o estudante aprendesse em seu próprio ritmo, e em sua própria posição. Quando a atração da aprendizagem de distância for ainda um pedido superior para aquelas que procuram aprender sobre computadores, há uns pares dos métodos adicionais que se emprestam a uma aproximação mais hands-on.
Um método novo que usa a tecnologia de hoje é cursos de treinamento em linha do computador. O Internet deu a faculdades a habilidade de oferecer cursos em linha em praticamente todo o assunto. Do conforto de suas próprias HOME, os estudantes estão obtendo graus por seguintes cursos de treinamento em linha.
O treinamento do computador é algo que é uma necessidade para qualquer um. É uma exigência para trabalhos, mantendo os clientes, pagando mesmo contas e para alguém que é sério sobre poder se comunicar nesta idade moderna é necessário ter algum treinamento do computador. Há um número de maneiras diferentes que o treinamento pode acontecer quando vem aos computadores assim se é uma sala de aula ou um programa do software ou um curso em linha lá são algo para todos preferência de aprendizagem. O treinamento do computador pode também ser conduzido com a pesquisa justa e olhar áreas de interesse específicas sem o uso de um programa de treinamento especializado.
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
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