A INFORMÁTICA NA NOSSA VIDA
A era da informática está aí!O que fazer?
É um caminho sem volta, o jeito é tentar acompanhar essas mudanças. Leva-se tempo para se dominar tanto conhecimento. O importante é dispor de tempo para essas atualizações.
Tudo é muito rápido. A toda hora novas descobertas. Quando conseguimos nos atualizar o atual já está ultrapassado. A nova era informatizada nos possibilita conforto, mas ao mesmo tempo insegurança frente a tantas novidades na área da informática.A cada dia que passa a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização já é uma ação normal no meio social.A cada dia cresce o número de famílias que adquirem um computador.Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem para as pessoas.Hoje encontra-se computadores em todos os meios:empresarial, acadêmico e domiciliar.Não se pode fugir dessa realidade tecnológica.
Mas não podemos desistir. Temos que ter consciência de que as nossas crianças nasceram nessa nova era e para eles tudo é normal. Nossas crianças acompanham com facilidade essa era moderna porque estão muito atualizados nessa área.Passam grande parte do dia na frente do computador, pesquisando ou simplesmente conversando com outras pessoas.
Como fica o papel do professor?E a educação?
A educação não pode ficar para trás, vislumbrando a aprendizagem desta realidade tecnológica e significativa. As escolas precisam sofrer transformações e assim construir uma aprendizagem inovadora que leva o indivíduo a se sentir um ser globalizado capaz de interagir e competir com igualdade na busca de seu sonho profissional.
O professor deve ser um organizador de situações de aprendizagem, mostrando ao aluno onde pode aplicar o conhecimento que está sendo passado naquele momento. A tecnologia é uma ferramenta muito importante na construção do conhecimento, presente no nosso dia-a-dia, evoluindo, questionando. Com isso o ensino tornar-se-á mais atrativo e interessante. As novas tecnologias vieram com o objetivo de dar respostas rápidas, resolver problemas à distância e solucionar o próprio problema do tempo.
O professor não deve achar que o computador vai tirar o seu lugar. A informática deve ser aliada do professor. Utilizando recursos gráficos, visuais, entre outros. Aquilo que é construído é assimilado, ao contrário daquilo que é decorado.Todo esforço do professor para facilitar a aprendizagem é válida.E o uso de diversas ferramentas também.Desde que tudo seja usado com inteligência e responsabilidade.Isso tudo só trará benefícios como a substituição do livro didático, por um site isso fará com que as crianças se interessem mais pelas atividades proporcionadas.
Além de todo conforto e da variada gama de opções, principalmente na área de lazer, não se pode deixar de falar nos perigos que essa tecnologia nos oferece. A internet como uma rede mundial, nos traz informações muito variadas sobre tudo o que acontece no mundo em toda hora. Mas é essa mesma rede que também coloca à nossa disposição conteúdos e sites de conteúdos perigosos dependendo da faixa etária em questão. Nesse sentido, faz-se necessário uma maior vigilância e acompanhamento por parte dos pais, nesse mundo virtual, para que seus filhos possam usufruir da rede sem maiores problemas.
O lazer e o divertimento, também fazem parte da era da informatização. Podemos assistir TV via satélite, pagar contas, mandar e-mails, verificar a conta bancária. Ufa! Quanta coisa....
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário