sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Atividade 02 Angélica

Evolução tecnológica através dos tempos
A história mundial está repleta de grandes avanços tecnológicos e sociais. Santos Dumond foi dos precursores, quando, ao inventar o 14 Bis, possibilitou o grande sonho da raça humana: voar. A partir desse evento, muitos dos nossos sonhos tornaram-se possíveis e acabaram crescendo de uma forma que nem nós poderíamos imaginar.
No passado tivemos muitas descobertas, as quais foram muito importantes para os avanços tecnológicos que têm acontecido em nossos tempos, na verdade, elas são essenciais, pois foram a partir delas que conseguimos chegar à Era da Informática, onde as possibilidades são inúmeras, principalmente no que diz respeito ao âmbito social. Com tantas evoluções, o ser humano precisou adaptar-se, passando de uma vida pacata e quase sem modernidades, a um mundo evoluído, que se expande cada vez mais, de forma que a medicina, a ciência, a e informática crescem a passos largos, facilitando nosso dia-a-dia. A informática parecia ser algo impossível de ser alcançado, algo futurista e que dependesse de mil conhecimentos, mas hoje ela faz parte do nosso cotidiano. Está nos bancos, nas cirurgias, no comércio, nas escolas, em praticamente tudo.
Profissionais das mais diversas áreas estão enfrentando muitas dificuldades para adaptar-se às mudanças, levando-se em conta que a informática perpassa todos os campos de estudo e de trabalho, fazendo-se extremamente necessária. Os professores, por sua vez, pelo fato de serem responsáveis pela transmissão do conhecimento, têm um compromisso ainda maior de disseminar essa ciência. Contudo, grande parte dos educadores não dispõe do conhecimento necessário para passar a seus alunos, o que faz com que essa ferramenta não seja aproveitada como instrumento de auxílio na educação. Para isso, governos municipais, estaduais e federais deveriam disponibilizar capacitação para que todos os professores tivessem a oportunidade de aprender a usar as novas tecnologias, bem como passar esse conhecimento para seus alunos, a fim de que os mesmos possam não só aprofundar seus estudos, mas também ir além, crescendo em todos os aspectos de suas vidas. Mais tarde, em sua vida profissional, o educando precisará de todo esse aprendizado, como forma de especialização para o competitivo mercado de trabalho. Se ele possuir esse conhecimento, com certeza não passará por dificuldades na hora de arrumar ou manter um emprego. Esse deveria ser um dos objetivos da educação no país: a inclusão digital. E quantos não são os indivíduos nesse país que nunca tiveram sequer contato com um computador? Infelizmente isso faz parte da nossa realidade e cabe a nós mudar o rumo dessa história.
O acesso à Internet parece indispensável nos dias atuais. Ao invés de gastar um tempo enorme vasculhando livros em uma biblioteca, basta que tenhamos acesso à rede, e em poucos segundos teremos uma pesquisa completa. Não que isso dispense a pesquisa 'material', mas acaba nos ajudando e também facilitando nossa vida, pois nem precisamos sair de casa para fazer isso. Sem contar que a pesquisa nos retorna inúmeras fontes, dos mais variados autores. Nem sempre o material é útil, mas há muito que pode ser aproveitado. A internet não se resume a pesquisas, mas também é fonte de notícias instantâneas, troca de conhecimentos, meio de comunicação, entre outros. Na correria do dia a dia, nada mais simples do que sentar-se em frente a um computador e pesquisar tudo aquilo que precisamos.
Por fim, professores e direção têm a missão de disseminar o conhecimento, não como detentores dele, mas de forma que haja uma troca entre eles e os alunos, onde ambos os lados ensinam e aprendem. Dessa forma, todos ganham e nunca deixam de aprender coisas novas, fazendo da informática um importante passo para o aprendizado.

Nenhum comentário: