sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Atividade 01 Laura

A TECNOLOGIA NO NOSSO DIA A DIA

Os meios de comunicação surgiram para facilitar a nossa vida, tendo acesso mais rápido as informações. Esse fenômeno é relativamente recente, pois foi na década de noventa que os computadores se disseminaram principalmente nas residências. Com a popularização de internet no final do século XX e inicio do século XXI, esse acesso as informações, tornaram-se mais velozes ainda.

A partir dessas inovações tecnológicas só temos a ganhar, pois o computador passa a ser uma nova ferramenta para tornar mais ricas as nossas experiências profissionais e também nos possibilitar mais opções de lazer e entretenimento.

Com as crianças e os adolescentes o processo é parecido. O computador, o acesso a internet, lhes abre um mundo de possibilidades, tanto nas áreas da informação, quanto do lazer e também da comunicação. Não é por nada que é moda, hoje em dia, sites de relacionamento e programas que possibilitem conversas on-line em tempo real. As pessoas em geral, inclusive nossos alunos, com toda essa tecnologia tem acesso direto as informações, transformando o papel do profissional em educação.

O computador nesse contexto, passa a ser um instrumento a mais para qualificar o nosso trabalho e a aprendizagem dos nossos alunos.

Na área da educação a nossa responsabilidade é grande, pois cito algumas necessidades;
As quais acho mais importantes:
*aprimorar talentos / competências para tentar impedir que as defasagens aumentarem;
*trabalhar atitudes e valores para a convivência com autonomia e cooperação.

Com o uso do computador, teremos o favorecimento da interatividade, da autonomia em formular questões e buscar informações na rede. O uso das tecnologias em educação deve servir para uma mudança de paradigmas. A ênfase desse processo deve estar na aprendizagem e construção. O aluno vai ser o proprietário da ação. Pois é de quem vai buscar o que é do seu interesse, ao qual estará motivado, ele criará um envolvimento afetivo e essa aprendizagem será prazeirosa. O professor é o mediador. Vai conduzir questionar, desestabilizar para que o aluno construa sua aprendizagem.

Devemos perceber o trabalho com informática educativa como um recurso a mais na aprendizagem dos nossos alunos, visto que, esses são frutos de uma era onde tudo o que se faz é por meio da tecnologia. Aliás, se pararmos para pensar, em tudo há tecnologia e principalmente o uso da informática.

Para a nossa vida cotidiana a internet tornou-se um meio importantíssimo de comunicação, pois é rápido, prático não importando a distância. É muito comum o uso da rede para fazer com que a comunicação se mantenha principalmente entre aquelas pessoas que vivem longe.

A comunicação via internet tornou-se essencial, pois obtemos respostas rápidas para os mais variados assuntos. O uso dos blogs que nada mais é do que uma espécie de diário onde podemos escrever sobre qualquer assunto publicá-lo tendo a oportunidade de saber o que as outras pessoas pensam também a respeito do mesmo assunto.

Com facilidade obtém-se o conhecimento via internet. Bastam termos interesse em procurar a informação. A escola hoje tem um papel muito mais importante na formação / transformação de valores, para que as nossas crianças sejam adultas mais conscientes de suas ações no dia-a-dia.


MAPA CONCEITUAL


Têm sua origem no movimento construtivista da aprendizagem. É um método de explicitar significado para materiais de estudo. Uma estratégia que estimula a organização dos materiais a serem estudados.Os materiais de aprendizagem devem ser bem organizados e potencialmente significativos para o aluno.São de grande valia na compreensão de leitura de livros, de textos, assim como a captação e interpretação de obras literárias e de artigos publicados em revistas e jornais.Podem se utilizados nos planejamentos, nos princípios e pesquisas educacionais.
Os mapas conceituais simplificam a abordagem de problemas complexos. Proporcionam que o educando reveja e lembre conteúdos, recorrendo á sua memória.


Nenhum comentário: