A história abordada no vídeo mostra a constante evolução tecnológica que acompanha o crescimento da humanidade. O homem usando sua criatividade, conhecimento e dedicação para tornar a vida das pessoas mais confortável.
Antigamente o rádio era uma tecnologia cara e sua produção era limitada. As programações limitavam-se a apenas algumas horas, faltava técnicos preparados para colocar mais programas no ar. A maioria dos conhecimentos e componentes eram importados.
Durante a copa de 58, os poucos aparelhos estavam em bares e algumas casas, onde centenas de pessoas reuniam-se ao seu redor,vibrando e torcendo pelos representantes do nosso país. Surgiram outras necessidades e o homem foi pesquisando,estudando e criando novas tecnologias e produtos para facilitar o seu dia-a-dia. Essa constante evolução levou o homem a criar o avião, por exemplo. Santos Dumond fez o que, para muitos era um gesto de alguém insano. Mas, ele acreditou no seu sonho e trabalhou muito para que ele se tornasse realidade. Várias tentativas frustradas,
muito trabalho que parecia ter sido em vão, até o avião conseguir permanecer no ar. E, hoje achamos, até natural que, um avião, com toneladas e toneladas, se sustente no ar e percorra grandes distâncias, com rapidez e segurança.
Evoluir tecnologicamente é inerente ao homem. Diante de um desafio,uma
carência, o homem cria, modifica, aprimora, para atender as suas necessidades e consequentemente isso trará desenvolvimento tecnológico e humano.
Quando falamos ou pensamos em tecnologia, pensamos em algo muito sofisticado e difícil de lidar e principalmente incorporar à nossa vida. Existem equipamentos e produtos que utilizamos em nosso cotidiano e que não as percebemos como tecnologias. Alguns exemplos como: próteses,alimentos e remédios, são tecnologias que estão tão incorporadas em nosso meio que, acabam passando despercebidas. Existem outras tecnologias que são mais sofisticadas, os óculos,dentaduras, comidas e bebidas industrializadas, vitaminas.
No atual estágio de evolução do homem, dificilmente nossa vida cotidiana seria possível, sem as diversas tecnologias. Estamos tão acostumados com os produtos e equipamentos tecnológicos que acabamos achando-os naturais e eles passam despercebidos.
Antigamente, as pessoas saíam as ruas para obter informações, do que acontecia próximo ou em locais mais distantes. As conversas com os vizinhos, ou um viajante que estava na cidade, “abasteciam” as vidas das pessoas das informações necessárias para aquele momento de suas vidas. Ficavam na janela observando o mundo e “colhendo” as informações. Atualmente, a “janela é a tela”, em todos os cantos – desde as mais longíquas partes do mundo até as nossas redondezas.
Da nossa sala, pela televisão, podemos saber a previsão do tempo e as zonas de
congestionamento no trânsito, as fofocas dos nossos artistas preferidos, notícias, filmes, receitas e muito mais.
A televisão é canal de comunicação da maioria das pessoas com o mundo. Agora
com a chegada da TV digital as nossas escolas e as nossas vidas serão afetadas, é a junção da TV convencional com o mundo das telecomunicações, da informática, possibilitando o acesso à Internet e à informação.
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário