terça-feira, 12 de agosto de 2008

Atividade 01 Gislaine

Os meios de comunicação já mudaram alguns hábitos da grande maioria das pessoas,na maneira de se comunicar, atualizar-se e de acompanhar a evolução.
Mudanças de valores ocorrem em diferentes níveis, mas o essencial é que o indivíduo participe na sociedade, para desenvolver-se nos aspectos pessoais, sociais e políticos. A responsabilidade coletiva faz com que o indivíduo seja agente da mudança na nova sociedade desta maneira sentindo as conseqüências da responsabilidade coletiva, deixando de ser alienado, obtendo estímulos para criar uma identidade cujos novos valores éticos sejam norteadores como princípios de vivência social. Os meios de comunicação provocam muitas mudanças e com isso temos que nos envolver mais, acompanhar e procurar um caminho que ajude os alunos a interagirem melhor.
A sociedade da informação exige uma contínua consolidação e atualização dos conhecimentos dos cidadãos. O conceito de educação ao longo da vida deve ser encarado como uma construção contínua da pessoa humana, dos seus saberes, aptidões e da sua capacidade de discernir e agir. A escola desempenha um papel fundamental em todo o processo de formação de cidadãos para a sociedade da informação e deverá ser um caminho seguro e sólido para o futuro.
Hoje, escola e professores encontram-se confrontados com novas tarefas, fazer da escola um lugar mais atraente para os alunos e fornecer-lhes as chaves para uma compreensão verdadeira da sociedade de informação. Ela tem de passar a ser encarada como um lugar de aprendizagem em vez de um espaço onde o professor se limita a transmitir o saber do aluno, deve tornar-se num espaço onde são facultados os meios para construir o conhecimento, atitudes e valores e adquirir competências. Só assim a escola será um dos pilares da sociedade do conhecimento.
A escola pode contribuir de um modo fundamental para a garantia do princípio de democraticidade no acesso as novas tecnologias de informação e comunicação e pode tirar partido da revolução profunda no mundo da comunicação operada pela digitalização da informação, pelo aparecimento da multimídia e pela difusão das redes telemáticas.
As tecnologias de informação de informação oferecem potencialidades imprescindíveis a educação e formação, permitindo um enriquecimento contínuo dos saberes, o que leva a que o sistema educativo e a formação ao longo da vida sejam a luz do desenvolvimento desta tecnologias.
Através do computador podemos levar material pronto e passar para os alunos, não precisando ficar passando conteúdos no quadro. E auxilia o professor no controle de notas, planilhas e diversas formas de tornar as aulas mais atrativas.
Na vida cotidiana é muito comum hoje as pessoas usarem o computador para se organizarem e comunicarem-se com o mundo.
Se comunicar pela internet é essencial devido a acessibilidade e facilidade de relacionar-se com todo o mundo e sobre diversos assuntos e descobertas incríveis.
Mapas conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüência hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.
Esta abordagem dos mapas conceituais está embasada em uma teoria construtivista, entendendo que o indivíduo constrói seu conhecimento e significados a partir da sua predisposição para realizar esta construção. Servem como instrumentos para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo para o aprendiz.
Novak é considerado o criador dos mapas conceituais e refere ter usado este em várias pesquisas, contemplando as diversas áreas do conhecimento.Podem ser usados como um instrumento que se aplica a diversas áreas do ensino e da aprendizagem escolar, como planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação.

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