sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Atividade 01 Angélica

Revolução Digital

Em um século de tantas mudanças e avanços tecnológicos fica difícil pensar o dia-a-dia sem a informática. A praticidade, a quantidade imensa de informações e a velocidade com que os dados são processados nos levam a crer que, enfim, estamos inseridos na era digital. Contudo, o ser humano carece de apoio para adequar-se a esta nova realidade.
Não é de hoje que os computadores fazem parte de nossas vidas. O século XX trouxe consigo inúmeras mudanças, principalmente no que diz respeito às novas tecnologias. Frente a isso, tornou-se essencial a adaptação a esse contingente de novas informações. Os meios de comunicação evoluem mais e mais a cada segundo, tornando necessária a busca por novos conhecimentos, sobretudo na área da informática, afinal, é graças a ela que podemos ter acesso às informações em poucos segundos. A internet nos possibilita ter contato com qualquer parte do mundo, a qualquer hora do dia ou da noite e isso faz com que nosso conhecimento se expanda cada vez mais, já que a diversidade de assuntos que podemos encontrar através dessa ferramenta é imensa. Ela nos ajuda em praticamente tudo, até mesmo nas tarefas do cotidiano, como tirar um extrato bancário, fazer compras, trocar mensagens, ler notícias, etc. Entretanto, a função da rede mundial de computadores não se limita a isso. Infelizmente existe o lado ruim, o lado dos exploradores de menores, dos seqüestradores, dos ladrões de senha, entre outros.
No que diz respeito aos aspectos positivos dessa nova demanda, podemos destacar as novas formas de aprendizagem que ela nos possibilita. Nem tudo está nos tradicionais manuais utilizados em sala de aula. Através da internet podemos ter contato com os mais diversos assuntos, com diferentes hábitos e culturas, sem contar a rapidez com que podemos ter acesso a tudo. Em poucos segundos podemos trocar conhecimentos com alguém que mora do outro lado do planeta sem ao menos levantar da cadeira. A comunicação tornou-se bastante descomplicada, afinal, os e-mails e chats estão espalhados por todos os lados, facilitando a vida de quem não tem muito tempo. Hoje em dia o telefone e as cartas já estão caindo no esquecimento, pois o e-mail é muito mais prático e rápido do que qualquer outro meio de comunicação. Os chats ainda nos dão a possibilidade de conversar simultaneamente com muitas pessoas e, se for bem utilizado, pode se constituir em uma ferramenta essencial para a troca de informações.
O educador e a escola tem o compromisso de transmitir, mediar e proporcionar a aquisição do conhecimento a seus alunos. Com isso, o compromisso dessas instâncias é também mostrar o novo mundo informatizado. Em princípio, o professor precisa aprender para depois ensinar, portanto, o professor, como eterno aprendiz, deve buscar mais esse conhecimento e tentar interagir com os educandos, de modo que ambos venham a ganhar com isso. A tecnologia avança a passos largos, em todos os âmbitos, seja na área da informática, seja na área da comunicação, portanto, a necessidade de adequar-se é urgente. A curiosidade deve nos estimular a buscar sempre mais, visto que é preciso complementar as aulas com algo diferente e inovador, mas que também seja rápido e prático, e os computadores são ótimas ferramentas para isso.
No cotidiano, a internet facilitou nossas vidas, trazendo informações de forma descomplicada e funcional. Grande parte das atividades do nosso dia-a-dia podem ser feitas através dela, o que faz com que possamos ter uma vida mais confortável e assim, facilitar nossos compromissos. Os blogs são uma forma simples e até divertida de se publicar conteúdo na rede, nos possibilitando a troca de informações, de conhecimento, fazer novas amizades, compartilhar culturas, etc.
Por fim, cabe ressaltar que nós, enquanto transmissores do conhecimento, devemos ajudar nossos alunos a descobrir as maravilhas que os computadores e a internet são capazes de nos proporcionar, lembrando sempre de que a ética deve conduzir todo e qualquer acesso à rede, bem como conduzir todo trabalho do educador.
O que são Mapas Conceituais?

Mapas conceituais são a representação gráfica de um conjunto de conceitos que se relacionam entre si. Os conceitos ou palavras-chave são representados através de caixas de texto, conectados através de setas ou linhas, seguindo uma ordem lógica.
Eles são muito úteis para extrair as idéias principais de um texto e compreender a relação existente entre suas partes. Já que utilizam “desenhos” para a representação, podem ser facilmente entendidos por todos os que o visualizarem.


Nenhum comentário: