sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Atividade 03 Angélica

Lista de sites para pesquisa:
http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/gauchescos.html (Contos)
http://www.algosobre.com.br/resumos-literarios/contos-gauchescos.html (Informações sobre os contos e resumo)
http://www.paginadogaucho.com.br/escr/lopesneto.htm (Biografia e obras do autor)
Planejamento de Aula
Disciplina: Literatura
Série: 3º ano do Ensino Médio
Conteúdo a ser trabalhado: Literatura Gauchesca – Simões Lopes Neto
Objetivo da unidade: Proporcionar ao aluno o contato com a literatura gauchesca, a fim de que ele possa identificar os traços peculiares da mesma, ressaltando características específicas da obra de Simões Lopes Neto, fazendo uso da informática como ferramenta de apoio para novas fontes de pesquisa.
Metodologia: O aluno terá como tarefa inicial a leitura do livro 'Contos Gauchescos' de Simões Lopes Neto, partindo posteriormente para a pesquisa na internet nos sites indicados, como forma de ampliar o conhecimento, tanto do conteúdo a ser trabalhado quanto de conhecimentos referentes à informática.
Operacionalização: No LIE, os alunos deverão fazer a leitura prévia de algum dos contos, no 1º endereço, como forma de conhecer melhor seus personagens, o espaço, o tempo e a linguagem. Depois vão eleger um dos contos que mais gostaram e pesquisar algumas características sobre ele no 2º endereço. Em seguida vão acessar o 3º endereço para obter mais informações sobre o autor da obra.
Assim, os alunos vão organizar um estudo sobre o conto escolhido, trazendo seu resumo, personagens principais, tempo/espaço, características peculiares de cada um, bem como um pequeno resumo sobre a vida do autor. Para isso irão utilizar o BrOffice Writer, formatando seus textos como desejarem. Após, cada colega receberá uma cópia do estudo realizado, trocando informações sobre todos os contos do livro Contos Gauchescos.

Um comentário:

CURSO DE INTRODUÇÃO DIGITAL disse...

Olá!

A maravilha da internet é poder compartilhar, interagir... Isso faz a diferença em nossa prática pedagógica ao trabalharmos com nossos alunos dessa forma. O que pensas sobre isso?

Abraço
Roseclér