quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Atividade 01 Soraia

Informática na educação: uma nova ferramenta para o educador
Os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Desde as primeiras horas do dia, fazemos uso de utensílios eletroeletrônicos que nos auxiliam nessa verdadeira maratona diária que é a vida moderna.
No que se refere aos meios de comunicação, os avanços são ainda mais visíveis. A mídia apresenta a informação quase que instantaneamente para a grande massa. Já a internet, além de facilitar a comunicação entre as pessoas, oferece uma gama de informações tão grande que parece fugir ao nosso alcance. Contudo, justamente essa facilidade que o jovem tem em obter informações parece conturbar pais e educadores.
Sem dúvida, a internet, é uma ferramenta quase indispensável nos dias de hoje, visto que pode ser um aliado na construção do conhecimento dos sujeitos de todas as idades. Porém, é preciso estar atento para o lado negativo dessa facilidade no acesso à informação. Diga-se de passagem, os jovens estão amadurecendo cada vez mais cedo devido à modernização da sociedade e, nem sempre, isso é positivo. Os avanços motivados pela internet e o acesso à informação nem sempre são utilizados de forma consciente pelo aluno. Estamos diante de uma verdadeira massificação da informação, por isso perdemos o controle da situação. Logicamente, o lazer e o entretenimento fazem parte dos benefícios promovidos pela internet, mas os limites devem ser observados. Diante disso, é preciso que pais e educadores estejam atentos para a forma como os jovens estão utilizando a internet, para que não interfira negativamente na formação do caráter do educando.
Surgem, com isso, novas perspectivas com relação ao processo de ensino-aprendizagem: por que não utilizar o computador nas atividades escolares? Certamente, é possível fazer uso da tecnologia na escola através de pesquisas na internet, através da produção de textos, apresentação de slides, construção de mapas conceituais e, até mesmo, debates pelo msn. Cabe, portanto, ao educador, de acordo com a sua área do conhecimento e os objetivos que deseja alcançar com seu aluno, elaborar projetos de aula com a utilização do computador. Sendo assim, o aluno pode aprender de uma forma mais prazerosa, além de interagir com professores e colegas.
Cabe salientar, a importância dos blogs como ferramenta de ensino. Através deles o aluno pode expressar o que pensa e desenvolver seu posicionamento crítico diante dos mais variados assuntos. Além disso, o blog oferece ao participante a possibilidade de interagir com as idéias de outras pessoas e explorar sua criatividade, já que é um espaço livre para o blogueiro expor sobre tudo o que pensa e o que aprecia.
Outro aliado no processo de ensino-aprendizagem através do uso da informática é a construção de mapas conceituais, ou seja, uma ferramenta para organizar e representar o pensamento. Sendo assim, o aluno aprende a sintetizar suas idéias a partir de palavras-chave, que indicam relação entre conceitos ligados por palavras. Além disso, o educando torna-se capaz de sistematizar conteúdos, facilitando a construção do conhecimento.
Na vida cotidiana, o computador é um acessório indispensável para a maioria dos jovens das mais diversas camadas sociais, principalmente utilizado como veículo de comunicação. Contudo, sua importância vai muito além disso. Através da internet é possível fazer comprar, realizar transações bancárias, procurar emprego, enviar curriculum, pesquisar sobre os mais diversos assuntos, enfim, é possível interagir com o mundo, buscando informações sobre as mais diversas áreas do conhecimento.
Por isso, a informática pode ser utilizada como mais uma ferramenta para a educação. Cabe ao educador procurar estratégias de ensino que realmente possibilitem ao aluno associar o processo de aprendizado ao uso da informática, aproveitando o uso da tecnologia para sua formação intelectual e social.

Nenhum comentário: