quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Atividade 01 Elizabel

Tecnologia aliada à educação

Os meios de comunicação integrados aos computadores possibilitam grandes transformações na vida das pessoas, podemos nos comunicar com pessoas que estão do outro lado do mundo em tempo real. Listas de funcionários de uma empresa, controle de estoques, faturamento e todos os dados necessários para o funcionamento de uma empresa ou escola. O trabalho que demoraria horas é simplificado otimizando o tempo e os custos na sua realização. Órgãos públicos que trabalham com segurança, como por exemplo: a polícia tem seu trabalho facilitado e realizado com exatidão e segurança; fichas de indivíduos que se envolveram em crimes em vários estados, podem ser pesquisadas e impressas em qualquer parte do território nacional.
Os novos modos de aprender são através dos meios de comunicação e da informática. O ambiente de aprendizagem não deve se restringir somente a sala de aula, com quadro e giz e aulas meramente expositivas. Podemos e devemos utilizar todos os meios a favor da educação.
Trabalhar com outdoor, letreiros,propagandas, folders, televisão e outros meios. Fazendo com que o aprendizado dos alunos e o nosso fique mais rico percebendo o que as diversas linguagens dos meios de comunicação podem contribuir para enriquecer o nosso trabalho como docente.
A informática é um novo e importante filão a ser explorado pelos professores e seus alunos. Devemos pensar e programar projetos que envolvam os conteúdos aprendidos aliandos-os e tendo como importante ferramenta a utlização da informática e todas as possibilidades que ela pode nos oferecer. Também podemos começar um projeto a partir da pesquisa na Internet do tema determinado, para ir ampliando o conhecimento e ir elaborando o trabalho, isso torna o trabalho mais interessante e os alunos sentem-se mais motivados a trabalhar. Os microcomputadores são uma fonte inesgotável de prazer,diversão e conhecimento para os jovens.
A maioria gosta e interage com eficiência diante desta tecnologia, descobrindo “milhões” de possibilidades. Os jovens tem uma relação tranquila e tratam a informática como algo que os iguala aos outros, conectando aos amigos, permitindo comunicar-se com várias pessoas ao mesmo tempo. Enviar textos, figuras, fotos. Os analfabetos virtuais sentem-se e estão à margem da realidade. As coisas modificam-se muito rapidamente, uma coisa é tida como verdade neste momento, passados alguns minutos, poderá não ser mais, ou ter sofrido modificações.
Hoje não se concebe alguém que não saiba lidar com informática. Percebe-se o desespero, o constrangimento nas agências bancárias. Principalmente as pessoas de mais idade, chegam diante do caixa eletrônico e não sabem o que fazer.
Esperam que algum funcionário da agência venha em seu auxílio ou, que outra pessoa próxima lhes auxilie. Nesse momento correm o risco de terem seus cartões e ou senhas roubados. Uma pessoa que parece inicialmente muito bem intencionada, disposta unicamente a ajudar, pode fazer parte de uma quadrilha de estelionatários que fazem plantão nas agências bancárias, buscando angariar pessoas desavisadas e que demonstram não ter “intimidade” com a tecnologia.
O educador tem um importante papel diante das diversas tecnologias, primeiramente de investigador e divulgador dessas importantes ferramentas que auxiliam o trabalho do professor, tornando o ato de aprender mais prazeroso e instigante para o aluno. Mas, para as diversas tecnologias serem utilizadas de maneira construtiva e criativa, tornando o aluno um pesquisador, alguém que utilize as diversas tecnologias para produzir algo que o torne melhor como ser humano e como educando.
Considero muito importante o educador ser um constante pesquisador, diante dos diversos veículos tecnológicos que se apresentam no cotidiano de todos nós.
Procurar conhecer as possibilidades oferecidas por cada um, aspectos positivos , bem como os aspectos que devem ser desconsiderados, quando aplicados nos projetos escolares. O educador não pode ter medo do novo, dos desafios, pensar que a tecnologia – nas suas mais diversas formas – veio para ficar. Bem utilizada traz diversos benefícios, facilitando e simplificando as mais diversas tarefas do nosso dia-a-dia. O profissional da educação deve estar atento ao emprego inadequado das tecnologias e as diversas conseqüências que isto pode acarretar.
A criação de sites que promovam a discriminação diante de certos grupos étnicos ou de ideologias diversas daquelas pessoas que criaram o site. Outro alerta importante deve ser dado para as pessoas que costumam passar informações pessoais, acabam se expondo a diversos riscos, pois a tecnologia é utilizada também por pessoas de má fé, que podem prejudicar aquelas pessoas crédulas e desavisadas.
O computador é uma importante ferramenta para a realização das atividades escolares. Para isso, devemos elaborar um projeto muito bem pensado. Devemos deixar bem claro o objetivo do trabalho a ser desenvolvido, os caminhos a serem percorridos, as ferramentas e os meios que o computador pode oferecer para a realização daquela tarefa. O aluno deverá saber onde começar e vislumbrar a tarefa pronta.
Devemos ter o cuidado de bloquear conteúdos pornográficos,sites de conteúdos duvidosos, discriminatórios ou que, não ofereçam informações precisas e confiáveis. Outra coisa muito importante é termos sempre em mente que um projeto é flexível e pode ser modificado ou adaptado conforme a realidade ou necessidades do grupo. Fundamental também é o professor ter em mente que, ele não é o detentor do saber. Os alunos ,darão com sua contribuição novas possibilidades e novos olhares sobre o trabalho a ser realizado. O professor, ou professores responsáveis pelo projeto crescerão, pois a verdadeira educação se dá na interação, onde os conhecimentos são compartilhados, todos aprendem e todos ensinam.
Na vida diária a comunicação via-Internet possibilita a comunicação de maneira mais rápida e eficaz. Facilitando o trabalho das empresas, otimizando o tempo, que é um fator fundamental no mundo de hoje, pois mais do que nunca vale a máxima: tempo é dinheiro. Tarefas que eram realizadas por várias pessoas e que exigiam muito tempo, são realizadas em menor espaço de tempo e por um número menor de funcionários. Em caso de acidentes, em alto mar, por exemplo, o comandante do navio, ou os marinheiros podem pedir socorro, utilizando o computador de bordo. Possibilitando uma comunicação mais rápida e precisa, onde a ocorrência será atendida rapidamente, diminuindo os riscos dos acidentados, terem seus quadros agravados, pelo atraso no atendimento.
A importância do computador na educação é inegável. Segundo o livro: Integração das tecnologias na Educação – Salto para o futuro – página 63,ano de 2005, “ Se a escola não inclui a Internet na educação das novas gerações,ela está na contramão da história,alheia ao espírito do tempo e, criminosamente, produzindo exclusão social ou exclusão da cibercultura. Quando o professor convida o aprendiz a um site,ele não apenas lança mão da nova mídia para potencializar a aprendizagem de um conteúdo curricular, mas contribui pedagogicamente para a inclusão desse aprendiz na cibercultura.
Aumenta a cada dia o número de pessoas que dependem da informática para trabalhar, se comunicar. O seu uso na escola para a realização de trabalhos escolares, é uma exigência do mundo globalizado. Atualmente,precisamos conhecer todas as tecnologias existentes e ir incorporando-as a nossa prática pedagógica. Dessa forma vamos gradativamente divulgando as diferentes tecnologias,quebrando paradigmas, de que as maioria das tecnologias são caras e inacessíveis.


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