A era da tecnologia na educação
Os meios de comunicação integrados aos computadores geram novos territórios de interação, provocando modificações no jeito de aprender e no jeito de ensinar.
É preciso estar disposto a acomodar cognitivamente essas novas possibilidades tecnológicas para que elas sejam utilizadas e agreguem valores e qualificações ao processo ensino-aprendizagem.
Com o avanço tecnológico, as fronteiras da comunicação foram dizimadas, tornando instantâneo o ato de comunicar-se sobre os conteúdos em qualquer espaço geográfico.
Não é mais possível, diante desta realidade, pensar aprendizagem, educação sem a presença das tecnologias de informática e comunicação.
A influência dos meios de comunicação é tão abrangente no mundo atual que, os próprios aprendizes, muitas vezes, não a percebem. Por exemplo, os caixas eletrônicos nas instituições bancárias e comerciais.
As novas maneiras de aprender são inúmeras que nem mesmo os educadores sabem.
O aprendiz vai descobrindo diante dos meios tecnológicos de acordo com seu interesse e as ofertas que lhe são propiciadas pelos educadores e instituições de educação.
Os educadores neste novo contexto educacional não perderam a importância e o valor no processo, porém os papéis sofreram modificações para adaptarem-se aos novos campos de aprender e ensinar.
Logo, ao educador compete além do aperfeiçoamento e planejamento a mediação.
O computador como qualquer outra ferramenta tecnológica não encerra em si o saber, é preciso conhecimento, clareza de objetivos e propostas diante dos conteúdos que devem ser trabalhados para que então o computador possa desempenhar uma função pedagógica em sala de aula.
As pessoas utilizam-se do computador cotidianamente para obterem resultados mais rápidos e facilitarem o desempenho de suas tarefas.
O modo contemporâneo de sociedade em que estamos inseridos, modificou, por conta das muitas atribuições e velocidade tecnológica o jeito de comunicar-se e interagir.
Com o atropelamento do fator tempo e a instantaneidade dos acontecimentos serem comunicados, comunicar-se por via internet passou a ser uma necessidade para que se possa compreender e acompanhar a sociedade em que se vive.
O blog no meu entendimento, é mais um recurso tecnológico que facilita a troca de experiências e conhecimentos.
Mapa conceitual é uma organização de palavras chaves que estabelecem uma relação de significados sobre um determinado conteúdo.
Os mapas conceituais podem ser usados como um instrumento que se aplica a diversas áreas de ensino e da aprendizagem escolar, como planejamento de currículo, sistemas e pesquisas em educação.
A proposta de trabalho dos mapas conceituais está baseada na idéia fundamental da Psicologia Cognitiva de Ausebel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno.
O mapa conceitual é um recurso que facilita a aprendizagem para educadores e educandos.
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário