O Computador como Agente Transformador
Até a metade da década de 60, os computadores além de máquinas caras atendiam a um determinado propósito especifico. Devido ao seu alto custo apenas grandes firmas ou instituições tinham condições para mantê-los. Tais computadores eram utilizados para realizarem tarefas numéricas complexas, como o censo Norte Americano.
Na década de 70 a DIGITAL EQUIPAMENT CORPORATION (DEC) revoluciona o mercado lançando o PDP-11 e o computador VAX, como eram oferecidos em vários tamanhos, os mesmos atendem a diversos tipos de orçamento. Desde então a redução do tamanho dos computadores tem se tornado uma necessidade para os fabricantes em contraponto ao aumento da capacidade de processamentos.
Com o desenvolvimento,os computadores se tornaram o alicerce das sociedades moderna, sem eles hoje a economia mundial ficaria paralisadas. Anualmente as empresas privadas e o governo processam aproximadamente 400 bilhoẽs de transações, sendo este montante incrementado anualmente em mais de 70 bilhoẽs anuais. Tal impacto causado pelos computadores vai além do volume de processamentos,pois segundo pesquisas recentes os comportamentos se alteram radicalmente em função dos computadores nas áreas comerciais. Tal mudanças é verificada no mundo todo.
Outras áreas além das áreas comerciais foram sendo ocupadas pelos computadores,e hoje quase todos as atividades do homem possuem o uso do computador.
Para provar o poder destas máquinas basta se tomar por base a situação de um cidadão que nunca trabalhou com computadores, e nem possua um, durante um dia de sua vida utiliza cerca de 4 ou mais computadores, seja utilizando os serviços bancários controladores de temperatura de ambientes, tráfico ou eletrodoméstico, equipados com microprocessadores (microondas, telefone celular,rádio,etc.).
Os computadores hoje possuem especial destaque na áreas médicas, sendo utilizados na maioria dos equipamentos da medicina. A grande revolução causada pelo uso da informática na medicina é o uso da imagem processada em terceira dimensão, como os aparelhos de resonância magnética ou sistema de tomografia. Como uso desses instrumentos as chances de diagnóstico errados e o tempo para a detecção de problemas foi, em muito, reduzido. Também com uso da tecnologia, hoje experimentos importantes de mapeamento genético ou clonagem são feitos na tentativa de se melhorar a qualidade de vida.
Na escola, os alunos desenvolvem projetos científicos e preparam seus relatórios em um período bem mais curto fazendo uso da tecnologia, podendo dispensar atenção para outras atividades de pesquisa e educação. Museus , galerias, Parques e muitos outros podem ser visitados hoje de maneira virtual através de redes como a internet, o que possibilita a pesquisa de um determinado assunto no mundo todo em questão de minutos.
Os computadores são responsáveis por uma verdadeira revolução na disseminação da informação. O uso da informática possibilita que alunos, professores,pesquisadores e população, façam uso da tecnologia para pesquisa,ou para o aprendizado, ou troca de experiência através de softwares educativos e redes de informação com Iternet.
O grande avanço com o uso da tecnologia na educação é a maior interação entre alunos pesquisadores e comunidade, a velocidade da informação é a qualidade desta que agora é apreciada de maneira global.
Vivemos em um cenário sócio-cultural que afeta e modifica nossos hábitos, nossos modos de trabalhar e de aprender, além de introduzir novos necessidadhttp://portal.mec.gov.br/index.phpes e desafios relacionados á utilização das tecnologias de informação e comunicação-TCI. Os computadores começam a se fazer presentes em todos os lugares e junto as novas possibilidades de comunicação, interação e informação advindas da interneti provocam transformações cada vez mais visíveis em nossas vidas.
Por isso o professor precisa participar de atividades e experiências comunicativas e cooperativas de aprendizagem. Na busca de soluções aos aos desafios provocados pelas múltiplas possibilidades de trajetos de estudos e pesquisa, leitura, navegação,elaboração, socialização, produção, publicação de idéias. Refletir sobre propostas para dinamizar suas práticas pedagógica e a vivencia de seus alunos.
Professores e gestores escolares por sua vez, assumirem papel ativo de protagonista e de interlocutores, atuando também como aprendizes-autores e dando a conhecer suas produções.
As pessoas jovens, que cresceram em ambientes ricos em tecnologias e as usam na vida cotidiana para estudar, relacionar-se, comprar, informar-se, divertir-se, trabalhar, compartilhar, e os “imigrante digitais”, são conhecidos como os “nativos digitais”. Essas pessoas procuram adaptar-se ao novo ambiente tecnológico, incorporando-o cada vez mais á sua vida cotidiana. O importante é não se deixar intimidar pelo desconhecimento desse tipo de trabalho, deve sim, buscar apoio e aprender mais e melhor. É preciso descobrir novos caminhos e modos de atuar que favoreçam um diálogo com a tecnologia ao promover a inclusão digital.
Mapa Conceitual
É uma ferramenta cognitiva de natureza gráfica que ajuda a sistematizar conceitos, suas relações e interfaces. Os mapas conceituais são diagramas que ajudam a ver como as palavras chaves se relacionam entre si. Sua construção parte de uma tempestade de idéia sobre uma temática que, numa segunda fase são estruturada em torno de palavra-chave, suas ramificações e relações entre elas, ter uma visão global de Início contribui positivamente para o desenvolvimento das atividades e para a compreensão, para acompanhamento e avaliação do desempenho, pois permite evocar, organizar e representar graficamente o que vai aprendendo.
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário